Leiria é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Leiria, situada na região Centro e subregião do Pinhal Litoral a cerca de 50 kms a sudoeste da capital regional Coimbra. A cidade de Leiria tem cerca de 55.823 no nucleo urbano.

É uma cidade com 42,745 habitantes (2001), sede de um concelho com 564,66km2 de área e 125 949 habitantes (2005), subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte/nordeste pelo concelho de Pombal, a leste por Ourém, a sul pela Batalha e por Porto de Mós, a sudoeste por Alcobaça e a oeste pelo concelho da Marinha Grande. O município tem também uma faixa costeira com o Oceano Atlântico, que se situa também a oeste.

É banhada pelo Rio Lis e pelo Rio Lena.

O concelho recebeu o primeiro foral de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, em 1142, sob o nome de Leirena.

Foi uma das cidades escolhidas para fazer parte do Euro 2004, e graças a isso o seu estádio municipal sofreu uma grande remodelação.

Com uma gastronomia variada e com tradições reconhecidas, o concelho é historicamente rico, como o testemunham o Castelo da cidade e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação. Leiria dispõe ainda, na sua região, das Termas de Monte Real, de praias como a do Pedrógão, da Lagoa da Ervideira e da mata municipal de Marrazes.Relativamente ficam perto as historicas cidades de Coimbra,Tomar e Abrantes.Os portos de Figueira da Foz e Peniche ficam a cerca de uma hora.

É de destacar a feira anual, realizada entre os dias 1 e 25 de Maio, que se integra em ampla tradição da região. O feriado municipal é no dia de Nossa Senhora da Assunção, a 22 de Maio.